Alunos egressos brilham em noite de lançamento Imprimir E-mail
Cultura
Sex, 22 de Abril de 2016 11:10

Reportagem do blog Gazeta de Itapoá traz a cobertura do evento do lançamento do livro Poesia, Arte e Cidadania: Antologia Poética, projeto com EJA (2012) que incentiva produção literária e artística foi um sucesso.


O evento aconteceu na terça-feira (19) no Beer Box Pub, apresentado pelo locutor Marcelo Moraes (Rádio Nativa),  e contou com a participação de alunos egressos que se reencontraram e abrilhantaram a noite.


Muitos convidados foram prestigiar o evento. Geraldo Weber (arquiteto e vereador), Neusa Lopes (artista plástica, cerimonialista do evento),  Carlos Alberto Martini (escritor), Aleomar Titio Paese ( Presidente do Dem), Excusa Mama Tatuaria,  Giropop,  marcaram presença no lançamento e tiveram a oportunidade de parabenizar os escritores.

Embora as professoras organizadoras Rosemeri de Fátima Fávero e Vilma Matos não puderam se fazer presente por motivos de saúde, enviaram mensagens de incentivo e felicitações aos escritores e participantes do projeto.

A noite foi agradável e regada a muita poesia, as quais foram declamadas pelos próprios autores e amigos. E também fez homenagem ao 27º aniversário de Itapoá.

Foram distribuídos cem livros autografados. Nos próximos dias as bibliotecas das escolas do município, Casa da Cultura, Biblioteca municipal receberão exemplares da obra.  Aos alunos que não puderam estar presentes, poderão retirar os seus dois exemplares na administração da EJA (período noturno).

A difusão do material foi a concretização do objetivo principal do projeto, o incentivo a jovens e adultos na produção artística e literária.

No prólogo do livro, Mauro Sfair  (jornalista e advogado) incentiva que este projeto não pare, e por iniciativa dos escritores, professores colaboradores e até mesmo convidados, será sim dada sequência em breve, já com novos artistas, e em especial com a participação da artista plástica Neusa Lopes.

A coordenadora do projeto, professora Kéllin C. R. Martins (Língua Portuguesa) agradece a todos que participaram de todas as etapas do trabalho e em especial ao Porto de Itapoá, Beer Box e Gazeta de Itapoá pelo incentivo, apoio e patrocínio.


O PROJETO


Os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Itapoá/SC (2012) participaram do Projeto Poesia, Arte e Cidadania: Antologia Poética, que finaliza com o lançamento do livro.

O projeto teve por objetivo incentivar educandos jovens e adultos a obter e/ou intensificar o interesse pela leitura, escrita e ilustração de poesias de forma prazerosa e descontraída. Foram realizadas atividades individuais e coletivas, as quais promoveram integração, união, amizade, valorização da produção artística e cultural do educando. Esforço e dedicação são sinônimos deste trabalho, pois os alunos demonstraram através de seus trabalhos que mesmo depois de um dia de trabalho intenso, é possível participar efetivamente do aprendizado e produção em sala de aula. E assim foi possível obter êxito em todas as etapas do projeto.

O trabalho contou com a participação de professores de várias disciplinas, equipe pedagógica, alunos e patrocinadores. Coordenado pela professora Kéllin C. R. Martins (Língua Portuguesa), que convidou as professoras Rosemeri de Fátima Fávero (Língua Portuguesa) e Vilma da S. Matos (Artes) para a organização do livro.


AS POESIAS

As poesias serão publicadas na Gazeta de Itapoá. A primeira será em homenagem e agradecimento aos professores e a todos os envolvidos no projeto.


Professores

Vocês são muito importantes
Sem nenhuma distinção
Queremos fazer uma homenagem
Aos professores da EJA
Do fundo do coração
 
Estudamos Geografia
Com a nossa querida Jacque
Sem dinheiro nem passagem
Fizemos uma linda viagem
Para várias partes do mundo
 
Também temos a Matemática
Por muitos é odiada
Mas o professor Márcio
Com seu sorriso feliz
Nos ensinou o valor do X
 
Em ciências com muito carinho
O professor Erdner nos ensinou
Que com muitos tecidos e células
A nossa vida se formou
 
Com a professora Vilma
Nossa vida é só alegria
Ela sempre nos diz
Que a arte mais importante
É a arte de ser feliz
 
Em Educação Física
Com o professor Alam
Ninguém fica parado
Sua alegria nos contagia
E sua aula é uma alegria
 
Com a professora Rosângela
Nós viajamos no passado
Para entender nossa História
E assim reavivar nossa memória
 
Com a professora Cláudia
E sua timidez
Ela nos ensinou a
Importância do Inglês
 
Com a professora Kéllin
Estudamos Português
Com sua cultura
Nos ensinou a importância
De uma boa leitura
Também nos orientou
Que filme não é só lazer
Nos traz conhecimento
Para nos enriquecer
 
Não podemos esquecer
Da nossa querida diretora
Que com seu imenso coração
Dirige a EJA
Com muita dedicação
Também não podemos esquecer
 
De nossa amiga Angela
Que de todo coração
Trabalha cuidando da administração
 
Queremos pedir a Deus
Que a todos vocês proteja
Recebem nosso carinho
E nunca desistam da EJA
 
(Loeci Câmara, Fabio Lopes e Elizandra Baldasso)

Informações do blog Gazeta de Itapoá. Fotos: Priscila Sass e Mauro Sfair.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar