Movimento “Por uma Itapoá mais segura” reúne cerca de 50 pessoas Imprimir E-mail
Eventos
Qui, 15 de Janeiro de 2015 09:05

No final da tarde dessa quarta-feira (14),em frente ao supermercado Brasão de Itapema do Norte, cerca de 50 pessoas realizaram um ato de protesto por mais segurança pública para Itapoá.


Para os organizadores do evento, muitas pessoas confirmaram presença na rede social Facebook, mas não compareceram na mobilização. “Apesar de muitos não estarem presentes, tenho certeza que o sentimento deste grupo de pessoas que vieram até aqui hoje representa o mesmo sentimento de insegurança de todos aqueles que compartilharam, curtiram e comentaram sobre a grave situação de roubos e assassinatos nos últimos tempos em Itapoá. Viemos aqui representar a indignação dos moradores de Itapoá, e acredito que conseguimos transmitir nosso recado, pois mobilizamos a imprensa e diversas autoridades”, comentou um dos organizadores do evento.

Entre os presentes na mobilização, destaque para os manifestantes que participaram com faixas e cartazes por mais segurança para Itapoá, a imprensa local e regional, e também o comparecimento das autoridades municipais, comandante da Polícia Militar de Itapoá Ademir Schnekemberg, dos vereadores Carlito Joaquim Custódio Júnior (PR), Ernesto Policarpo de Aquino (PSC) e Márcia Regina Eggert Soares (PSDB), e do Presidente do Porto Itapoá Patrício Júnior.

O comandante da Polícia Militar de Itapoá Ademir Schnekemberg, disse que é compreensível a manifestação, pois nos últimos dias aconteceram 5 assassinatos, e que a Polícia Militar de Itapoá faz o possível com o efetivo policial e quantidade de viaturas existentes para manter a segurança pública do município. Conforme o Comandante da PM, há um grave problema de tráfico de drogas em Itapoá e de crimes relacionados com esta atividade ilícita. Também destacou a redução na quantidade de veículos roubados após duas operações policiais bem sucedidas no ano passado. Falou sobre a quantidade de lombadas nas ruas e da dificuldade de deslocamento das viaturas para atendimento emergencial das ocorrências, além do custo de manutenção por quebras de suspensão. Adiantou que há uma conversa com o secretário de obras para estudar a substituição das lombadas por radares móveis. Por fim, falou sobre a importância das câmeras de segurança urbanas.

O Presidente do Porto Itapoá Patrício Júnior, comentou sobre a parceria do Porto com a Polícia Militar de Itapoá, por meio de doação de equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos policiais. Também falou sobre a questão das câmeras de segurança, e da importância desses equipamentos para ajudar no monitoramento das atividades, inclusive citou sobre o sistema de câmeras do Porto Itapoá. Por fim, alertou para que os radares que podem substituir as lombadas não se transformem em uma indústria de multa em Itapoá.

O vereador Carlito Custódio Júnior (PR), comentou sobre a importância da instalação urgente de um posto da polícia rodoviária estadual na SC-416, para garantir a presença policial permanente no principal acesso de Itapoá. O vereador também elogiou os policiais de Itapoá, e disse que a população sabe da necessidade de melhor infraestrutura, viaturas e reforço policial, e que isso não depende dos policiais daqui.

A vereadora Márcia Regina Eggert Soares (PSDB), disse que são necessárias mais viaturas e reforço no efetivo policial, especialmente para a Polícia Civil, pois há poucos agentes em Itapoá, e os serviços de investigação ficam comprometidos pela insuficiência de efetivo. Por fim, disse que o protesto é direcionado ao Governo do Estado, e que os policiais tanto Militares quanto Civis estão de parabéns pelo desempenho, pois fazem o melhor serviço possível nas condições de pouco pessoal e de precária infraestrutura, e tentam da melhor forma possível combater a criminalidade.


O professor e colaborador do jornal Diário de Itapoá Ricardo Brauer alertou sobre a falta de viaturas para atendimento da população, e da necessidade de mais efetivo policial, inclusive após o término da temporada.

Conforme os organizadores do evento, outras mobilizações por mais segurança pública podem voltar a acontecer.

O jornal A Notícia e as emissoras de televisão RBS-TV e RIC-RECORD também acompanharam o evento e realizaram diversas entrevistas com os participantes e autoridades. Conforme contato com o DI, as reportagens devem ser divulgadas nesta quinta-feira (15).


Atualização às 18h30min, com vídeo da RBS TV


Do Diário de Itapoá.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar