Fatma aponta que três dos quatro pontos monitorados estão impróprios para banho em Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Sáb, 11 de Janeiro de 2014 12:22

Ao todo, 59 pontos estão impróprios para banho em Santa Catarina, segundo o relatório de balneabilidade divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) nessa sexta-feira (10).

Três desses pontos estão em Itapoá, que bateu um recorde negativo: o Município nunca teve uma avaliação tão ruim. Pelo contrário, foram anos ostentando o título de ser um dos poucos municípios com 100% de balneabilidade em Santa Catarina. Esse cenário começou a mudar quando um dos pontos, o do final da Rua 650, no balneário Brasília, passou a apresentar resultados negativos com certa frequência. Ainda sim, a balneabilidade era considerada alta em Itapoá, pois eram três pontos balneáveis e apenas um impróprio. Com esse relatório mais recente da Fatma, porém, a situação se inverteu e o único ponto com balneabilidade é o localizado na Barra do Saí, nas proximidades da Rua 20.

Os especialistas da Fatma afirmam que a balneabilidade das praias em todo o Estado acaba sendo comprometida pela população flutuante, que mais do que dobra em muitas cidades, o que significa mais descarte de lixo e esgoto. A chuva intensa e a ressaca também são apontadas como motivos, uma vez que contribuem para o incremento da quantidade de esgoto que chega até as praias.

Os pontos de Itapoá que tiveram a balneabilidade apontada como imprópria nesse último relatório da Fatma são os da Rua 650, no balneário Brasília; entre as ruas 1020 e 1030, no balneário Paese; e o da Rua 1970, no balneário Palmeiras.

A recomendação da Fatma é para que os banhistas procurem lugares afastados de rios e riachos, bem como de galerias de drenagem pluvial para os banhos, especialmente de um a dois dias após a uma ocorrência de grande volume de chuva.


Do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar