Tartarugas e outros animais marinhos são encontrados mortos na orla de Itapoá Imprimir E-mail
Natureza
Seg, 06 de Outubro de 2014 23:57

tartarugaNessa segunda-feira (06), leitores do DI enviaram fotos de tartarugas e outros animais marinhos mortos nas proximidades da 1ª Pedra, em Itapema do Norte. Conforme o relato, os animais não apresentavam graves lesões. Uma das possibilidades para a morte das tartarugas é que os animais morreram afogados, após ficarem presos em redes de pesca.


Uma ação foi feita no dia 28 de julho deste ano. Agentes apreenderam redes e cordas. Objetivo da ação foi coibir a pesca predatória de espécies marinhas. A ação começou durante o período de pesca da tainha em Santa Catarina. Foi motivada, principalmente, pelos animais encontrados mortos entre Penha e Itapoá. A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu rede e cordas durante uma operação. Conforme o IBAMA, a ação de apreensão de redes visa reduzir a morte de animais marinhas no Litoral Norte de Santa Catarina.

De acordo com o fiscal do Ibama em Itajaí, Márcio Burgonovo, a Operação Parati tem o objetivo de fiscalizar o uso de redes em local proibido. “A ação começou durante o período de pesca da tainha em Santa Catarina. Foi motivada, principalmente, pelos animais encontrados mortos entre Penha e Itapoá. Golfinhos, pinguins e tartarugas apareceram mortos nas praias com marcas de redes”, afirmou.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar