Secretaria da Agricultura entrega equipamentos para 15 colônias de pesca do Litoral Norte Imprimir E-mail
Pesca
Qua, 10 de Abril de 2013 13:54

Trator entregue à Colônia de Pescadores Z1, de Itapoá.Pescadores de 15 municípios do Litoral Norte foram beneficiados nessa segunda-feira e terça-feira, dias 8 e 9, com a entrega de tratores e guinchos para retirada de embarcações do mar e de veículos para auxiliar colônias e associações. Os equipamentos foram cedidos, por meio de termo de cessão de uso, pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, e devem atender aproximadamente 10 mil pescadores.  A compra dos tratores e guinchos foi feita com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) do Governo do Estado e somam um investimento de cerca de R$ 250 mil.

Nessa terça-feira, 9, as colônias de pesca Z 5 de Penha e Z 2 de São Francisco do Sul receberam um veículo cada. As colônias Z 26 de Piçarras, Z 4 de Barra Velha e Z 3 de Barra do Sul foram beneficiadas com um guincho cada. A colônia Z 1 de Itapoá recebeu um trator e um guincho e a e colônia Z 1 matriz de Garuva recebeu três veículos e um guincho. Em Joinville, a pedido da colônia de pescadores Z 32, a Secretaria da Agricultura não cedeu um guincho e irá auxiliar na construção da sede da colônia após apresentação do projeto regular da obra.

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, ressaltou que os equipamentos serão o principal instrumento de retirada das embarcações do mar. “Essa é a primeira vez que o Governo do Estado, numa iniciativa do governador Raimundo Colombo, atende uma antiga reivindicação dos pescadores em equipamentos de apoio a pesca”, aponta. No total, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos tratores e guinchos para apoiar o setor.

Rodrigues destacou ainda que a pesca extrativa marinha continua sendo a principal fonte de produção de pescado nacional, sendo responsável por 536.455 toneladas (42,4% do total de pescado) e que Santa Catarina é o primeiro produtor nacional em pescado. “Na pesca industrial, a estimativa é de uma safra com 136 mil toneladas e na pesca artesanal com 14 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas ao ano. Por isso, o apoio do Governo do Estado aos pescadores catarinenses”.

Na segunda-feira (08), as colônias de pescadores Z 25 de Tijucas, Z 8 de Porto Belo, Z 7 de Balneário Camboriú e Z 6 de Navegantes foram beneficiadas com um guincho cada. As colônias Z 10 de Governador Celso Ramos e Z 22 de Bombinhas receberam um trator cada. E para colônia de pescadores Z 19 de Itapema, foram cedidos um trator e um guincho. Já foram entregues equipamentos também nas praias da Pinheira (Palhoça), Armação, Pântano do Sul, Ingleses e Ponta das Canas. Neste ano, ainda serão entregues dois guinchos para reboque de embarcações para as colônias de pescadores de São José e de Biguaçu.


Na imagem em destaque, o trator entregue à Colônia de Pescadores Z1, de Itapoá. Equipamento auxiliará no reboque de embarcações maiores.



Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos: Assessoria de Comunicação da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar