CONSEG e REDE VIZINHOS realizam curso em Itapoá Imprimir E-mail
Policial
Sex, 09 de Dezembro de 2016 07:54

Nessa quarta-feira (30/11), na sede da Câmara Municipal, o Conseg Itapoá, juntamente com o apoio da Polícia Militar, apresentou o CURSO/PALESTRA DE APRESENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA REDE DE VIZINHOS DA PM-SC, sendo ministrado pelo Major Pablo Neri Pereira - Chefe da 3ª Seção do Estado Maior da PMSC de Florianópolis.

Com a presença de autoridades como o Prefeito e o Vice-Prefeito eleitos, Vereadores, e várias pessoas da comunidade, preocupadas com a segurança do nosso município.

A REDE DE VIZINHOS já é realidade em diversas comunidades e segmentos da Polícia Militar catarinense, mas para a uniformização da metodologia de implantação e certificação de que o programa está em conformidade com a mundialmente consagrada metodologia do neighbourhood watch, o comando da PMSC institucionalizou a Rede de Vizinhos, a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos comunitários possam ser alcançados.

É um grupo de trabalho composto por policiais militares, oficiais e praças, de várias Organizações Policiais Militares (OPM’s) selecionadas como OPM-Modelo foi criado para o desenvolvimento do programa de vigilância entre vizinhos. Com base nas informações dos policiais da linha da frente, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) de implantação da Rede de Vizinhos PMSC que passa a ser adotado por todos os policiais militares.
O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A Rede  de Vizinhos da PMSC é uma estratégia  de policiamento  em que uma rede organizada entre comunidades e policia militar, pautada na Filosofia de policia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o Intento de fomentar parceria e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a policia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural m de prevenir restaurar problemas de ordem publica, garantindo a incolumidade de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

COMO FUNCIONA  REDE DE VIZINHOS


Os cidadãos que vivem ou trabalham em uma  mesma vizinhança [ rua vila ou bairro ] se reúnem sob a orientação da Policia Militar e após receberem informações básicas sobre prevenção, organizam uma REDE da vizinhança. É realizado o cadastro dos integrantes da REDE e o grupo passa a utilizar um aplicativo de mensagens para a troca de informações e organização das ações desenvolvidas a fim de tornar a área mais segura.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapoá, foi oferecido um delicioso coquetel para os participantes do curso.

O Conseg Itapoá vem trabalhando para servir a população de Itapoá, são grupos de pessoas que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de Segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

O Conseg Itapoá agradeço a todos da comunidade pela participação e esperamos que o nosso município venha fazer parte desse projeto que será muito importante para todos.


PRÓXIMO EVENTO

No próximo dia 13 de dezembro às 18:30 na CDL de Itapoá, será nossa reunião. Venha fazer parte dessa luta!!!


Informações do CONSEG e fotos de Miguel Minotto.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar