JORNAL ANOTÍCIA: Quem são os candidatos a prefeito em dez cidades do Norte do Estado Imprimir E-mail
Política
Seg, 21 de Março de 2016 06:37

Roelton Maciel, do jornal 'AN', traz os nomes de quem deve concorrer à reeleição e dos 'novatos' na disputa pelo Executivo municipal. Em Itapoá, com o prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar fora da disputa, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Silvano Weber, deve representar a situação na corrida eleitoral pelo PMDB. Carlos Henrique Nóbrega (PSD) e Marlon Neuber (PR), anunciaram uma aliança. Conforme apurado pelo DI, o PSDB de Itapoá já sinalizou apoio à união do PSD e PR.


Enquanto os principais partidos de Joinville costuram os acertos finais para definir quem vai concorrer à Prefeitura – Udo Döhler (PMDB) já é tido como nome certo à tentativa de reeleição –, nas cidades vizinhas as negociações partidárias estão movimentadas e indicam que, ao menos nos bastidores, a corrida eleitoral já começou.

Legendas como o PMDB e o PSDB têm a intenção de garantir um rosto do partido entre as opções nas urnas de todos os municípios – o que não é tão simples, considerando que algumas regiões só têm nomes mais expressivos filiados a outros grupos.

Nas dez cidades listadas pela reportagem, apenas os prefeitos Luiz Zera, de São Francisco do Sul, e João Pedro Woitexem, de Araquari, estão fora do páreo porque já foram reeleitos nas eleições passadas.

Caso à parte é o de Sérgio Ferreira de Aguiar (PMDB), que poderia buscar a reeleição em Itapoá, mas pretende abrir mão da tentativa.

Barra Velha também vive situação incomum: eleito pela primeira vez nas eleições de 2012, Claudemir Matias já havia assumido a cadeira de prefeito por um período entre 2011 e 2012, quando era vice de Samir Mattar, que acabou afastado das funções pela Justiça. Há quem diga que isto impediria a reeleição. Claudemir Matias, no entanto, defende que não há obstáculo legal para concorrer novamente e tentar mais quatro anos de mandato.

Confira o cenário em cada cidade a pouco mais de seis meses das eleições. A lista não considera apenas as indicações oficiais dos partidos às pré-candidaturas, mas também os nomes mais especulados nas disputas eleitorais deste ano. Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou o dia 2 de abril como data-limite para os candidatos a cargos eletivos nestas eleições mudarem de partido.


Joinville
Prefeito: Udo Döhler (PMDB) — Vai tentar a reeleição.

COTADOS
Darci de Matos (PSD)
Marco Tebaldi (PSDB)
Dr. Xuxo (PP)
Carlito Merss (PT)
Ivan Rocha (PSOL)
Rodrigo Bornholdt (PDT)

— A cidade com o maior eleitorado de SC terá pelo menos seis candidatos à Prefeitura. O atual prefeito, Udo Döhler (PMDB), vai buscar a reeleição e pode ter a concorrência de dois ex-prefeitos: Carlito Merss (PT) e, possivelmente, Marco Tebaldi (PSDB), que se diz fora da disputa, mas que ainda é uma das maiores apostas do partido. Darci de Matos (PSD), que hoje é deputado estadual, Dr. Xuxo (PP) e Ivan Rocha (PSol) são outros nomes certos. Rodrigo Bornholdt (PDT) é outra aposta.


Jaraguá do Sul
Prefeito: Dieter Janssen (PP) — Deve tentar a reeleição.

COTADOS
Jair Pedri (PSD)
Vicente Caropreso (PSDB)
Célio Bayer (PSDB)
Irineu Pasold (PSDB)
Antídio Lunelli (PMDB)

— Recém-filiado ao PSD, o vereador Jair Pedri é nome certo na disputa contra o prefeito Dieter Janssen. O PSDB, por enquanto, ainda acena com a possibilidade de lançar o ex-prefeito Irineu Pasold ou o empresário Célio Bayer na disputa, mas a cúpula do partido entende que o nome mais forte seria o do deputado Vicente Caropreso caso ele aceite entrar na corrida. O empresário Antídio Lunelli é o mais cotado pelo PMDB.


Guaramirim
Prefeito: Lauro Fröhlich (PSD) — Deve tentar a reeleição.

COTADOS
Luis Antônio Chiodini (PP)
Evaldo Junckes (PT)
Nilson Bylaardt (PMDB)

— Ainda não há muito alarde por parte dos partidos quanto à nomeação de pré-candidatos à Prefeitura. O nome mais certo para concorrer com Lauro Fröhlich é o do ex-vice-prefeito Luis Antônio Chiodini. O presidente da Câmara na cidade, Evaldo Junckes, também já se anuncia como o rosto do PT na disputa. O PMDB deve concorrer com o ex-prefeito Nilson Bylaardt. O PSDB ainda procura alguma liderança forte na região.


São João do Itaperiú
Prefeito: Rovâni Delmonego (PSD) — Deve tentar a reeleição.

COTADOS
Clesio José Fortunato (PMDB)
Valdir Correa (partido a definir)

— O ex-prefeito Valdir Correa prepara a tentativa de voltar à Prefeitura sob as cores de um novo partido. Clesio José Fortunato deve ser o nome do PMDB para enfrentar o atual prefeito Rovâni Delmonego. Há conversas do PSDB para levar Valdir ao partido.


Barra Velha
Prefeito: Claudemir Matias (PSB) — Era vice e assumiu entre 2011 e 2012, antes de se eleger, mas pretende se lançar novamente candidato.

COTADOS
Celso Zimmermann (PSC)
Fábio Brugnago (PSD)
Dalete Vieira (PSD)
Tenente-coronel Montibeller (PMDB)

— Barra Velha, mais uma vez, vive um momento em que o vice se volta contra o prefeito: Fábio Brugnago mudou de partido e se juntou ao bloco de oposição ainda no ano passado. Ele e o colega de partido Dalete Vieira são nomes cotados para concorrer contra o prefeito Claudemir Matias. A maior surpresa vem do PMDB – reconhecido pelo trabalho na Polícia Militar, o tenente-coronel Montibeller pretende se lançar na carreira política. O PSDB ainda procura um nome forte na região.


São Francisco do Sul
Prefeito: Luiz Zera (PP) — Já foi reeleito e não pode se candidatar neste ano.

COTADOS
Guaracy Gonzalez (Solidariedade)
Godofredo Gomes Moreira Filho (PMDB)
Renato Gama Filho (PSD)
Clóvis Matias de Souza (PSDB)

— Ainda no ano passado, o empresário Renato Gama Lobo deixou o PMDB fazendo críticas ao processo de escolha do futuro candidato do partido. Agora, deve concorrer à Prefeitura pelo PSD, enquanto o PMDB aposta em Godofredo Moreira Filho nas urnas. Clóvis Matias de Souza é o principal nome tucano, mas não está descartada a possibilidade de que apareça como vice.


Garuva
Prefeito: José Chaves (PSD) — Deve tentar a reeleição.

COTADOS
João Romão (PP)
Rodrigo David (PMDB)
Otávio Moreira da Silva Neto (PMDB)
Oziel Fernandes Mattos (PMDB)
Paulo Roberto Schwarz (PSDB)

— O ex-prefeito João Romão, que deve entrar na corrida para voltar à Prefeitura, é o nome mais conhecido entre os prováveis adversários de José Chaves. O PMDB terá um nome nas urnas, mas ainda precisa definir entre três pré-candidatos. O vice Paulo Roberto Schwarz pode surgir como a aposta do PSDB.


Barra do Sul
Prefeito: Ademar Borges (PMDB) — Deve tentar a reeleição.

COTADOS
Gildo Martins (PR)
Antonio Rodrigues (PRP)
João Gaspar (PSDB)

— O ex-prefeito Antonio Rodrigues, até então ligado ao PT, deve fazer frente a Ademar Borges com as cores do novo partido. O vereador Gildo Martins é o nome certo do PR na disputa, enquanto João Gaspar deve ser a aposta do PSDB nas disputa pela Prefeitura.


Araquari
Prefeito: João Pedro Woitexem (PMDB) — Já foi reeleito e não pode se candidatar neste ano.

COTADOS
Marcos da Maia Vicente (PMDB)
Clenilton Carlos Pereira (PSDB)
Ludgero Jasper Junior (PR)

— O vice Clenilton Carlos Pereira, que hoje já faz oposição ao prefeito João Pedro Woitexem, será o nome do PSDB nas eleições. Como Woitexem já foi reeleito, as forças do PMDB serão concentradas na figura do vereador Marcos da Maia Vicente. Ludgero Jasper Junior é o nome provável do PR na corrida.



Itapoá
Prefeito: Sérgio Ferreira de Aguiar (PMDB) — Não deve tentar a reeleição.

COTADOS
Daniel Silvano Weber (PMDB)
Marlon Neuber (PR)
Carlos Henrique Nóbrega (PSD)
Márcia Soares (PSDB)
Geraldo Weber (PSDB)

— Com o prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar fora da disputa, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Silvano Weber, deve representar a situação na corrida eleitoral pelo PMDB. Já o PSDB deve se decidir entre os vereadores Geraldo Weber e Márcia Soares. Carlos Henrique Nóbrega (PSD) e Marlon Neuber (PR), anunciaram uma aliança, mas ainda não há decisão sobre quem será o candidato a prefeito e o candidato a vice-prefeito.

Conforme apurado pelo jornal Diário de Itapoá, o PSDB de Itapoá já sinalizou apoio à coligação PSD e PR. Assim, há um cenário de união das três frentes de oposição política ao PMDB que disputaram a eleição majoritária municipal de Itapoá no ano de 2012.


Informações do site do Jornal ANotícia, com adaptações do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar