Importações e Exportações no Porto Itapoá aumentaram 41% em 2014 Imprimir E-mail
Porto Itapoá
Seg, 26 de Janeiro de 2015 09:15

O ano de 2014 foi de alta produtividade no Porto Itapoá. As cargas de importação e exportação no Terminal no ano passado superaram a marca de 200 mil TEUs, um incremento de 41% em relação à movimentação realizada em 2013.


A cabotagem, formato de transporte marítimo entre portos do mesmo País, também apresentou um significativo aumento, ultrapassando 20 mil TEUs movimentados em 2014, o que representa um acréscimo de 23% em relação a 2013.
 
Além das importações, exportações e cabotagem, que são as operações mais rentáveis para um terminal portuário, existem ainda as modalidades de transbordo, movimentação de contêineres vazios e remoções internas no pátio do terminal.
 
No transbordo, o navio descarrega um contêiner que é embarcado em um segundo navio e entregue em outro porto. Esta operação é realizada quando os contêineres são embarcados em navios gigantes, que não conseguem atracar em alguns portos devido às suas dimensões e necessitam de um segundo navio (menor) para transportar a carga. O Porto Itapoá é um dos poucos terminais do País a receber os chamados navios post-Panamax de 334 metros de comprimento.
 
Somada a alta produtividade, o Porto Itapoá também apresentou em 2014 um alto índice de performance operacional. O MPH (Movimentos Por Hora) é o índice que reflete a agilidade e eficiência de um terminal portuário. No ano que passou Itapoá atingiu a média no ano de 83 MPH, um aumento de 32,5% em relação a média do ano anterior, que foi de 62,6 MPH. Em comparação com os principais terminais do mundo (Los Angeles, Nova York, Roterdã, Hamburgo, Dubai, Cingapura, Hong Kong e Shangai), Itapoá já apresenta resultados que o coloca como um dos mais ágeis do mundo.


Nº 1 do Brasil e o Melhor em Gestão de Pessoas
 
Para o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, 2014 foi um ano especial. “Além de apresentarmos um crescimento exponencial na Importação e na Exportação, fomos reconhecidos como o melhor porto do Brasil, na visão dos Clientes”, destaca Patrício.
 
A referência é a pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply-Chain (ILOS) com os usuários dos portos brasileiros e divulgada em agosto de 2014, que apontou o Porto Itapoá como a melhor avaliação dos Clientes, com nota média de 8,9, enquanto o segundo melhor terminal avaliado obteve a média de 7,9.
 
Patrício ainda define que “todo resultado que obtivemos é fruto do trabalho que realizamos com dois públicos essenciais para o Porto Itapoá: nossos Clientes e nossos Colaboradores”. A relação construída com as pessoas pelo Porto Itapoá também foi reconhecida pelo jornal Valor Econômico que, em parceria com a Aon Hewitt, revelou quais são as melhores empresas brasileiras em Gestão de Pessoas. Em 2014, o Porto Itapoá foi a única empresa do setor portuário a aparecer na pesquisa e um dos vencedores entre as quase 200 organizações participantes.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar