Em três anos, Itapoá (SC) já supera Porto do Rio Imprimir E-mail
Porto Itapoá
Sex, 17 de Abril de 2015 08:25

Em operação há pouco mais de três anos, o Porto Itapoá, em Santa Catarina, já é o sexto do país em movimentação de contêineres, com 470 mil Teus (medida padrão para contêineres de 20 pés). Itapoá está à frente do histórico Porto do Rio de Janeiro – que completou seu centenário em 2010. No Porto do Rio, a movimentação de contêineres é de responsabilidade de Libra e Multiterminais.

Dados oficiais mostram que Santos (SP) é responsável por 32% dos contêineres movimentados no país, seguindo-se Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Portonave (SP), Embraport (SP) e Itapoá, com 5,7% do total nacional. O Rio está em nono lugar, com 4,4% do total nacional, e Itaguaí (RJ) em 12º, com 2,6%.

Pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto de Pesquisa e Supply Chain Ilos junto a 169 empresas, de 18 setores econômicos, apontou Itapoá como o de melhor desempenho entre 13 terminais e complexos portuários no Brasil. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Itapoá está entre os três portos latino-americanos de melhor resultado. Controlado pela Aliança Navegação, Logz Logística Brasil S/A e Grupo Batistella, Itapoá conta com cais de 630 metros de comprimento (calado de 16 metros) e pátio de 156 mil metros quadrados. O seu projeto de ampliação aguarda apenas autorização para o início das obras. Com investimentos de R$ 1 bilhão, em duas fases, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com pátio de 450 mil metros quadrados.

Fonte: Monitor Mercantil. Foto: Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá.

Última atualização em Sex, 17 de Abril de 2015 10:50
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar