Porto Itapoá conquista Prêmio Ser Humano e Troféu Destaque em Responsabilidade Social Imprimir E-mail
Porto Itapoá
Qui, 26 de Novembro de 2015 22:53

O Porto Itapoá conquistou duas importantes premiações em novembro na área de responsabilidade socioambiental. Na semana passada, foi anunciado como o vencedor da edição 2015 do Prêmio "Ser Humano", concedido anualmente pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Seção de Santa Catarina, nas categorias "Pessoas" e "Meio Ambiente". O prêmio ABRH/SC é destinado às empresas que se destacam em projetos socioambientais.

Já esta semana, o Porto foi anunciado como o vencedor do Troféu Responsabilidade Social (Destaque), conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Neste caso, Itapoá venceu na categoria empresa de grande porte do segmento comércio/serviço/turismo, recebendo ainda a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo catarinense. A premiação será entregue em cerimônia na Assembleia no próximo dia 9.

No Prêmio "Ser Humano", Itapoá venceu com o projeto "Porto Itapoá, o resgate da identidade local, uma preparação para o mundo globalizado", de autoria da oceanógrafa Giseli Aguiar de Oliveira Fernandes, em conjunto com o engenheiro ambiental Christiano José de Anhaia Pereira. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de novembro, em Tubarão/SC.

O trabalho revela como o terminal, inaugurado em junho de 2011, desenvolveu, desde a sua implantação, ações e programas que viessem a garantir o fortalecimento da identidade local, a valorização dos patrimônios cultural e natural e a capacitação profissional da população sob a sua área de influência, por meio de cursos e outras iniciativas.

Essas premiações juntam-se a outros que o Porto Itapoá tem recebido. No ano passado, o terminal foi eleito a segunda melhor empresa do Brasil em gestão de pessoas, na categoria das organizações que têm entre 501 a mil colaboradores, e o único terminal do país a figurar entre os melhores neste quesito, de acordo com pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico em conjunto com a Consultoria AON Hewitt.

Em 2014, também já havia recebido o Prêmio da ABRH-SC pela gestão de excelência em Recursos Humanos. E, ainda no ano passado, pesquisa realizada pelo Instituto Ilos de Logística e Supply Chain, entre os usuários de terminais portuários, apontou o Porto Itapoá como o de melhor desempenho do Brasil.

Recorde operacional e de produtividade - Este ano, Itapoá bateu seu recorde mensal de movimentação de carga, com 56 mil TEUs movimentados em outubro. O recorde anterior era de junho de 2013, com 51 mil TEUs. Nos dez primeiros meses de 2015, Itapoá já movimentou 475 mil TEUs, 2,5% superior ao movimento de 2014. A direção do Porto já considera que o ano foi de conquistas.

Os números referentes especificamente às exportações do terminal são 2% maiores aos de 2014: 139.500 TEUs (2015) contra 136.600 TEUs (2014). As importações também devem superar 2014: até aqui, 90.000 TEUs contra 96.000 TEUs.

Em setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Com o resultado, Itapoá passa a ser o terminal mais eficiente do país, e estaria entre os dez mais ágeis do Planeta, pelo critério de produtividade medida por MPH, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo, entre os quais Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo.


Informações e fotos da assessoria de comunicação do Porto Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá.

Na foto, da esquerda para a direita:

- Claudio Eder Silva Del Mestre (Supervisor de Operação Portuária)
- Elaine Cristine Spitzner (Consultoria ambiental – Acquaplan)
- Sergni Pessoa Rosa Junior (Gerente de Operações)
- Giseli Aguiar de Oliveira (Consultoria ambiental – Acquaplan)
- Renan Schneider (Analista de Meio Ambiente)
- Giovanna Isabel Poltronieri (Farmacêutico)
- Samuel da Silva Pereira Francisco (Supervisor de Desenvolvimento de Pessoas)


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar