Porto Itapoá recebe dois novos Portêineres e seis novos RTGs Imprimir E-mail
Porto Itapoá
Dom, 03 de Janeiro de 2016 22:24

Conforme informações da assessoria de comunicação do Porto Itapoá, a nova plataforma de equipamentos coloca o Terminal como um dos mais bem equipados do País.


O Porto Itapoá inicia o ano de 2016 com uma grande notícia e mostra que o Terminal está preparado para enfrentar um ano que será de grandes desafios.


Na manhã deste domingo (03/16), atracou no porto o navio Zen Hua 19, que desembarcou os mais novos equipamentos do Porto Itapoá. São 2 Portêineres e 6 RTGs que incrementarão ainda mais a capacidade operacional do Terminal.
 
Em uma viagem da China até o Brasil, foram mais de 40 dias de muita expectativa. A encomenda dos equipamentos já estava prevista desde o início das operações do porto em 2011, e foi ratificada no fim de 2013. Para que os equipamentos estivessem prontos foram 10 meses de fabricação na Indústria ZPMC, a mesma que produziu os outros 4 Portêineres e 11 RTGs que já estavam em operação em Itapoá.
 
A diferença desses novos equipamentos, especialmente, em relação aos Portêineres, são as dimensões das lanças que alcançam até 65 metros, 10 metros a mais que os Portêineres que estavam em operação, o que significa o atendimento dos grandes navios que operam em águas brasileiras, além das novas embarcações que tendem a aportar no País que, além de maior comprimento, também possuem largura maior, superando 60 metros em alguns casos.
 
Com este incremento, a partir de agora, o Porto Itapoá possui 6 Portêineres e 17 RTGs, o que o faz figurar entre os portos mais bem equipados do País, contribuindo ainda mais para a agilidade e eficiência das operações no Terminal.
 
Embora o ano de 2015 tenha apresentado muitos desafios comerciais e estruturais, o Terminal conseguiu superar sua movimentação de contêineres em cerca de 10% em relação a 2014, ultrapassando a marca de 320 mil unidades. Em termos de eficiência, o índice que registra a agilidade na movimentação de cargas por hora, o MPH (Movimentos Por Hora), ficou em 83,9, um dos melhores do mundo. Agora, com os novos equipamentos a tendência é que este índice se torne ainda maior.
 
A instalação completa dos equipamentos deve ser finalizada em até duas semanas, e os novos Portêineres e RTGs começarão a operar ainda no mês de janeiro deste ano.


Fonte e fotos da assessoria de comunicação do Porto Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar